Agosto, mês do Folclore

Folclore_Convite

No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore. Folclore é um conjunto de tradições e manifestações populares constituídas por lendas, mitos, provérbios, danças, brincadeiras e costumes que são passados de geração em geração.

A palavra tem origem do inglês “folklore”, que significa sabedoria popular a partir da junção das palavras folk = povo e lore = sabedoria ou conhecimento.

Fazem parte do Folclore lendas como: Mula-sem-cabeça, Saci, Curupira, Boto Rosa e, mais conhecido aqui no sul do país, o Negrinho do Pastoreio, entre outras. Entre as músicas e brincadeiras estão: Escravos de Jó, Marcha Soldado, Samba Lelê, Passa Anel, Cama de Gato, Cinco Marias, Bolinha de Gude, Pião, Pipa, Amarelinha e muitas outras.

Assim como todo o mês de julho foi em homenagem a Alice no País das
Maravilhas com hora do conto e outras atividades relacionadas ao tema, o mês de julho vai ser dedicado ao Folclore. Quem visitar a Loja Wessel de Languiru vai poder conhecer bastante sobre o assunto, ouvindo ou lendo as lendas, ouvindo as músicas e praticando as brincadeiras.

A primeira a participar dessas atividades especiais foi a E.M.E.F Leopoldo Klepker, do bairro Alesgut, que veio com as turmas do 1º, 2º, 4º e 5º ano, acompanhados das professoras Noeli, Joseane, Marlene e Anelise no dia 04/08. Primeiro, as crianças conheceram todos os departamentos da loja, como de costume, e então ouviram uma lenda, contada por Bruna Ruschel, na hora do conto. Em seguida, puderam conhecer e praticar brincadeiras como peteca, cama de gato, bolinha de gude e pião e fazer um lanche.

1º e 2º ano:

4º e 5º ano:

Deixe um comentário